segunda-feira, 23 de julho de 2012

Lugar de Política?

Segue um excelente texto escrito pela deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), muito próprio para esse momento, em que algumas pessoas repercutem nas redes sociais uma campanha contra propaganda política. Com 30 anos, Manuela está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados e é considerada uma das parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional (foi a mulher mais votada nas últimas eleições em todo o país). Também já foi vereadora em Porto Alegre e diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE). Hoje, é candidata à Prefeitura da capital gaúcha pelo partido em que milita desde os 16 anos, o PCdoB.


Deputada Federal Manuela D'Ávila
(PCdoB-RS)

Lugar de Política?

Aqui não é lugar de política. Hein?

Hoje recebi uma mensagem muito educada dizendo que ia deixar de me seguir no instagram (aplicativo de fotos) por eu postar imagens de política por ali. Fiquei um pouco perplexa, pois minhas imagens são das ruas de minha cidade, das mulheres e homens que encontro, das pessoas de carne e osso que me inspiram a trabalhar desde os meus 16 anos.


Sou usuária das redes sociais desde sempre. Desde que era vereadora e usava o orkut para facilitar o acesso das pessoas a meu mandato! Usava MSN para diminuir custos com telefone! Fiquei tão chocada com a mensagem que me fiz a seguinte pergunta: qual, então, é o meu lugar? Devo sentir vergonha de fazer política? Devo deixar de acreditar que posso, que podemos fazer diferente? Devo deixar apenas os espaços que podem ser ocupados pelas gigantescas máquinas econômicas livres? As pessoas têm nojo de quê? Daquilo que elas não se envolvem para mudar?