sábado, 24 de dezembro de 2011

O Natal das desigualdades sociais, por Altamiro Borges

Dois estudos divulgados nos últimos dias confirmam que este Natal não será nada generoso para os trabalhadores de várias partes do mundo. O relatório Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), órgão que reúne os 17 países mais ricos, mostra que a distribuição de renda piorou entre 1985 e 2008 – antes mesmo da explosão da grave crise capitalista mundial.

Raúl Castro: Nós queremos relações normais com os EUA; eles não

O presidente cubano, Raúl Castro, em discurso na Assembleia Nacional do Poder Popular assinalou que 2011 foi um ano conturbado para o mundo e que hoje se manifestam tendências cada vez mais perigosas e reacionárias ao mesmo tempo em que se intensificam as expressões de resistência e protestos populares contra o capitalismo neoliberal.

Vídeo: José Reinaldo - "A América Latina vive um momento transformador"


José Reinaldo é Secretário Nacional de Comunicação do PCdoB 

Ibope confirma: João Henrique é o pior prefeito do Brasil.

Pesquisa encomendada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação ao Ibope, e publicada nessa sexta-feira (23), avaliou a gestão de prefeitos de nove capitais brasileiras. Como já era de se esperar, o prefeito de Salvador, João Henrique (ex-PDT/ex-PMDB/atual PP), ficou em último lugar com ampla vantagem em relação ao segundo.

De acordo com a pesquisa, apenas 1% dos entrevistados consideram o prefeito da primeira capital do país como "ótimo", enquanto que outros 12% avaliam o governo como "bom". Por outro lado, 58% responderam que a gestão é "ruim" ou "péssima" e 29% a avaliam como "regular". Depois de JH, o governante de capital com maior rejeição é a prefeita de Fortaleza, Luiziane Lins (PT), com 16% dos entrevistados considerando a sua gestão como "ruim" ou "péssima".

Mais informações: www.band.com.br

Especial

Samir Amin: Audácia, mais e sempre, para derrotar o capitalismo

Texto do marxista egípcio Samir Amim, sobre o capitalismo em crise a a estratégia para a sua definitiva derrota histórica.